DVD Mistero Buffo disponível para compra no blog do LaMínima

Escrito em sua primeira versão em 1969, continuamente representado e modificado em função da resposta do público, Mistero Buffo, na sua grafia original, é considerado o símbolo da frota textual de Dario Fo.

Trata-se de um texto político, dos mais claros desde suas primeiras apresentações.  São mais de 20 monólogos baseados em episódios sacros com delicado respeito e sincera emoção.

“Mistérios” era a denominação que recebiam os dramas litúrgicos que contavam as histórias de Cristo e sua Paixão, durante o período medieval. Havia, no entanto, versões populares destes “mistérios”, geralmente realizadas por jograis. Para o povo, o teatro (e o teatro grotesco em particular) sempre foi o meio principal de expressão, de comunicação e, também, de provocação de ideias.

Dario Fo, inspirado em suas pesquisas, recolheu episódios dos jograis (giullarata, em italiano), adaptou-os à realidade atual e deu-lhes o título de Mistero Buffo. Exatamente por se tratarem de “mistérios” feitos em tons bufos ou profanos.

No espetáculo selecionamos quatro destes quadros, adaptando-os à linguagem do palhaço. O espetáculo estreou em 22 de março de 2012 no Teatro do SESI-SP e foi apresentado em diversas cidades do Brasil. Mistero Buffo foi reproduzido em DVD e vendido nos locais de apresentação do LaMínima. Agora ele também pode ser adquirido pelo blog da companhia por meio do PagSeguro.

[Link aqui]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s