Circo Girassol: o circo como uma escolha de criação a ação artística

circo girassol
Espetáculo O Hipnotizador de Jacarés. Foto: Divulgação

Mais de 15 anos construindo e renovando a história do circo e teatro em Porto Alegre.

A segunda cidade da circulação do projeto Rádio Variété, na rua com você é Porto Alegre, região sul do Brasil. Serão duas apresentações em espaços abertos da cidade e uma atividade de intercâmbio com um grupo local. Este é um encontro de grupos artísticos que possuem seu trabalho e história desenvolvidos a partir do Circo e do Teatro.

Desta vez, quem nos recebe na cidade é o Circo Girassol. Seu início foi na década de 1970, formado por artistas recém saídos do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. As primeiras montagens do grupo foram A Terra dos Girassóis e Jota Vilão na Terra dos Girassóis, de Dilmar Messias. Espetáculos que mambembearam pelo Estado do RS. Os integrantes identificaram algo de circense naquela forma de fazer arte e o grupo seguiu esse caminho. Vieram as montagens A Tragicomédia de Dom Cristóvão e da Srta. Rosita (Los Títeres de Cachiporra) de F. Garcia Lorca, também dirigida por Dilmar em 1974, que arrebatou todos os prêmios oferecidos para os melhores do ano. Depois veio a experiência com o Circo Teatro Catavento, em 1976, onde foi montado o espetáculo Hoje é Dia de Rock, renovando radicalmente a dramaturgia do Circo Teatro.

O grupo chamado hoje de Circo Girassol, possui 15 anos de atividades e tem oferecido uma fundamental contribuição para o desenvolvimento do Circo no Rio Grande do Sul ao mesclar as linguagens do Circo Tradicional e do chamado “Novo Circo”. Possui oito espetáculos espetáculos: Pão & CircoCyrano nas Nuvens, Cabaré, Circo Eletrônico, Performance, O Mundo da Lua, O Hipnotizador de Jacarés e Misto Quente, conquistando mais de dez Prêmios Açorianos e Tibicuera, da Prefeitura de Porto Alegre. Percorreu mais de 300 cidades, apresentando-se com sua lona, ao ar livre, em teatros e ginásios do RS e nas principais cidades do país.

lona circo girassol
Lona do Circo Girassol

O grupo mantém uma Escola de Circo e o projeto O Circo é Nosso, que ensina técnicas circenses à crianças e adolescentes gratuitamente em seu espaço no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Desenvolve também, importante e reconhecida pesquisa dramatúrgica na criação de seus próprios argumentos, textos, e roteiros cênicos, pesquisando paralelamente a linguagem cômica de tradição oral, dos palhaços, na busca da renovação da cena circense.

Saiba mais sobre o trabalho do grupo em circogirassol.com.br e Facebook/Circogirassol

Fonte: site Circo Girassol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s